segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Um balanço da 1ª Divisão do Basquete em Cadeira de Rodas em Recife.




Caros amigos,

Como muitos sabem, acompanhei o Brasileiro da 1ª Divisão em Recife e que aconteceu entre os dias 16 e 20 deste mês.

Relacionarei abaixo alguns aspectos que entendo sejam importantes para que se possa fazer uma avaliação de mais esta Competição organizada pela atual direção da CBBC, vejamos alguns os fatos de relevância:
  1. QUADRA DE JOGO - O piso da quadra apresentava a superfície com alguns pequenos buracos.
  2. GINÁSIO - O Ginásio era aberto nos fundos da quadra, sujeitando as realizações dos jogos às intempéries do tempo, principalmente o sol e vento. A quadra era circundada com uma rede, que isolava o acesso da quadra e que foi usada para que as equipes "pendurassem" as faixas dos patrocinadores. O Placar eletrônico estava "pendurado" em uma trave de futebol de salão ao fundo de um dos lados da quadra, onde sua visibilidade estava comprometida. Nesta parte do ginásio não haviam arquibancadas, somente havia algumas cadeiras de plástico, que eram também usadas no refeitório e mais alguns bancos estofados, tipo de escritório, por isso as pessoas acabaram assistindo o jogo em pé em volta da quadra. A iluminação na quadra era satisfatória, o único problema de luminosidade se deu pelo fato de que ao fundo, de um dos lados da quadra, dava para uma área aberta e com isso por aquele lado você tinha uma luminosidade maior que na outra extremidade.
  3. POMBOS - Um fato a ser destacado quanto ao ginásio seria o fato de que tinham pombos, voando por dentro do ginásio, inclusive chegou a ter problemas de "sujeira de pombos" caindo sobre as pessoas que assistiam às partidas. Não presenciei se chegou a acontecer , mais o risco deste problema de sujeiras dos pombos poderiam ter acontecido na própria quadra de jogo.
  4. REFEITÓRIO - Se a qualidade das refeições servidas era boa, por outro lado o local onde estavam sendo servidas não era satisfatório em função de que as refeições estavam sendo servidas na lateral da quadra, dentro do ginásio. Pela falta de estrutura muitas vezes algumas pessoas tiveram que utilizar a arquibancada, que neste lado ginásio existiam, sendo que no caso alguns atletas cadeirantes, comeram sentados nas próprias cadeiras com o prato nas mãos. Um detalhe a ser destacado negativamente é que o serviço seguia a seguinte orientação: Poderia ser servido um único prato, e que poderia ser o maior possível e que somente seria servido um copo de suco por pessoa.
  5. TRANSPORTE DAS DELEGAÇÕES – O serviço de transporte entre o hotel e o ginásio foi realizado por ônibus adaptados, cedidos por empresas que fazem o transporte público em Recife, isto é, ônibus comuns de transporte público, mas  que atenderam a necessidade de transporte.
  6. HOSPEDAGEM – O serviço de hospedagem foi realizado no Hotel Canárius, já conhecido por tradicionalmente ser utilizado em todas as competições em Recife, e posso relatar que no meu caso, pessoalmente, o quarto que eu estava era um quarto duplo, adaptada para receber uma 3ª cama, prova disto é de que de onde minha cama estava não tinha visibilidade da TV.
  7. PREMIAÇÃO – Um dos únicos fatos que meu surpreendeu positivamente foi a premiação, tanto os troféus e as medalhas foram feitos personalizados ao evento e com um estética bem agradável.
  8. FORMA DA COMPETIÇÃO - Mais uma vez a forma de disputa do Brasileiro prejudicou algumas equipes, principalmente na primeira fase, algumas equipes, que perderam o primeiro jogo, como a composição da chave era de 03 equipes, tiveram que fazer dois jogos no mesmo dia, e sendo que a segunda partida foi com uma equipe que não havia jogado no dia, isto é, estava descansado a se considerar relevante também o fato de entre as duas partidas houve um intervalo de apenas 5 horas. Fatos como estes são reflexos de um Campeonato Brasileiro, da 1ª divisão, com 12 equipes, realizado em 05 dias, na verdade se define a competição em função do tempo que se tem que é determinado pelo orçamento disponível.
Este é o balanço que faço do que acompanhei em Recife, façam também a sua avaliação do que temos e deixe sua opinião e contribua para que as mudanças para melhor aconteçam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!