domingo, 31 de janeiro de 2016

LANÇAMENTO DE MINHA PRÉ-CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CBBC - O BASQUETE BRASILEIRO FORTE SE FAZ COM O FORTALECIMENTO DE TODAS AS REGIÕES - O QUE NOS MOVE E NOS UNE É A NOSSA "PAIXÃO PELO BASQUETEBOL"!!















Prezados amantes do Basquetebol em Cadeiras de Rodas!!

Estamos há um ano das Eleições na CBBC e que definirá a próxima Diretoria para o mandato para o período de 2017/2020.


Neste momento apresento a minha "Pré-Candidatura" a Presidência da nossa Confederação e a partir de agora me coloco a disposição de cada um e de cada uma para debatermos a melhor forma de fazer com que nosso basquete reencontre o caminho do crescimento e desenvolvimento.

Entendo que a partir de agora, cada momento será importante para garantir que todos os temas relevantes sejam trazidos para o cenário nacional e para o debate das alternativas para o desenvolvimento do Basquetebol em Cadeira de Rodas Brasileiro. Para isso temos definir juntos estes os novos caminhos de desenvolvimento para o BCR. 

Meu objetivo maior durante este ano será o de intensificar este diálogo com as mais diversas lideranças de nossa modalidade para que possamos construir estas alternativas e que coloquem de fato nossa modalidade no trajetória do desenvolvimento que todos desejamos.


E para começar este diálogo com o Movimento do Basquete Brasileiro apresento agora algumas propostas para reflexão de todos:


PROPOSTAS PARA UMA MUDANÇA DE RUMOS NA GESTÃO DO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS BRASILEIRO


1.Retorno da Sede Administrativa da CBBC para Brasília-DF, facilitando a interação com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Ministério dos Esportes, bem como os demais órgãos do Governo Federal e organismos Internacionais.

2.Garantia da presença do representante de cada clube filiado, com direito a voz e voto nas Assembleias, inclusive fornecendo passagem aérea para sua efetiva participação, promovendo estes encontros em datas mais favoráveis, como finais de semana e feriados.

3.Incentivo à criação de novas Federações Estaduais e o fortalecimento das existentes, com o apoio direto para a realização dos Campeonatos Estaduais.

4.Definição do Calendário de 2017 e de 2018 ainda dentro do ano de 2017, para que a partir do Calendário de 2019 esta definição seja feita sempre no 2º semestre do ano anterior.

5.Realização do 1º Brasileiro Paradesportivo Escolar de Basquetebol em Cadeira de Rodas – por Estados ou até mesmo inicialmente por regiões.

6.Realização do 1º Brasileiro Master (acima de 35 anos) de seleções regionalizadas – inicialmente a cada 02 anos.

7.Realização do 1º Campeonato Brasileiro Sub-19 ou Sub-21 de Clubes.

8. Promover uma Política agressiva de Capacitação dos Profissionais que atuam no Basquete em Cadeira de Rodas, para: Técnicos, Árbitros, Classificadores.

9.Transformar o Site da CBBC em um grande Portal de difusão de conhecimentos de nossa modalidade, com cursos on-line, vídeos, material Técnico-Educativos, utilizando a tecnologia multimídia.

10.Apoio à produção científica sobre o Basquetebol em Cadeira de Rodas: Manuais, Livros Didáticos, Incentivo a formação acadêmica sobre o tema: Basquetebol em Cadeira de Rodas.

11.Projeto de Seleções Brasileiras permanentes. No atual momento a Seleção Masculina sediada em São Paulo e a Seleção Feminina sediada em em Belém do Pará.

12.Projeto de incentivo a filiação de novos clubes na CBBC (redução ou mesmo isenção de taxas). Temos atualmente pelo menos 110 clubes no Brasil...Menos da metade participa das competições oficiais da CBBC.

13.Compromisso de trabalhar para aprovar uma revisão Estatutária que promova a modernização de nosso ESTATUTO. Dentre outras mudanças revogue o direito ao voto nas Assembleias dos membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo, reservando este direito somente para os filiados.

14.Promover a profissionalização da Diretoria Executiva com a previsão de remuneração dos membros da Diretoria para dedicação exclusiva ao projeto da CBBC, nos moldes que ocorre atualmente no Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB.

15.Retorno dos Campeonatos Regionais com a redefinição da estrutura geográfica destes campeonatos, reduzindo os custos da participação para os clubes.

16.Projeto das “Cadeiras de Rodas para Todos” para incentivo à formação e ao fortalecimento dos novos clubes, a partir do apoio na aquisição das cadeiras de rodas esportivas

17.Criação de um Centro de Treinamento próprio em Brasília, com Ginásio, Alojamentos, refeitório e área administrativa para a sede própria da CBBC, com os recursos oriundos da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE FEDERAL e apoio do Governo do Distrito Federal.

18.Criar um departamento de Captação de Recursos, para atendimento aos Projetos da CBBC bem como também apoio aos Clubes Filiados e Federações, com foco na LEI DE INCENTIVO FEDERAL.

19.Tornar transparentes as contas da CBBC, colocando no site todas as informações sobre a movimentação financeiras realizadas, os contratos assinados bem como a folha de pagamentos, publicando anualmente o Balanço Financeiro da CBBC, bem como disponibilizar todos os documentos no Site Oficial para acesso público, conforme previsto na Lei 9.615 de 24/03/98, Lei Pelé.

20.Retornar com as transmissões via Internet das competições oficiais da CBBC, bem como estender a transmissão dos principais jogos dos Campeonatos Estaduais, dando uma estrutura mais profissional aos eventos.

21.Trabalhar para assegurar a definição de um PATROCINADOR MASTER, que será o grande parceiro do BASQUETE EM CADEIRAS DE RODAS BRASILEIRO e que ajudará a materializar todas as mudanças propostas. Somente com os recursos dos Repasses do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB serão suficientes para dar encaminhamento ao que o Basquete em Cadeira de Rodas necessita.

22.Realização de um Seminário Nacional a cada dois anos como parte do Programa da Assembleia Geral Ordinária e que promoverá um grande debate sobre o Desenvolvimento do Basquete em Cadeira de Rodas no Brasil em seus mais variados temas: Fomento, Categorias de Base, Seleções, capacitação profissional, Competições, e demais temas de relevância para nossa modalidade.

23.Um CANAL DE COMUNICAÇÃO DIRETO com os Clubes e Federações para que o processo de acompanhamento da Gestão seja pleno e com total TRANSPARÊNCIA, com a criação de um mecanismo de OUVIDORIA interno da CBBC. 



Estou certo que o objetivo de vocês, bem como o meu, que a quase 30 anos me dedico ao Basquete em Cadeira de Rodas, é lutar sempre para que o Basquete cresça e retorne ao lugar que nunca deveria ter saído: A Modalidade Paralímpica Número 1 em nosso país.


 "O QUE NOS MOVE E NOS UNE É A NOSSA


 PAIXÃO PELO BASQUETEBOL EM 

CADEIRA DE RODAS"

Traga sua sugestão e vamos juntos construir esse futuro de desenvolvimento!!!

4 comentários:

  1. Se adicionar o item: Voto eletrônico por atletas e técnicos entre as propostas, terá meu apoio...

    ResponderExcluir
  2. Diego, Você sabe que atualmente a Lei Pelé prevê a participação dos atletas do colegiado de eleição das instâncias políticas das Confederações.
    Eu pessoalmente defendo que esta participação deva ser da forma mais direta quento possível..
    Vejo sua proposta como válida e colocaremos em debate..Sei que hoje temos condições de operacionalizar essa votação via internet...para que cada atleta, técnico e até os classificadores possam contribuir neste processo ...com o o voto de cada um..
    Defendo que de imediato esse sistema seja usado para a escolha dos representantes de cada categoria no Conselho Deliberativo..

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Lincoln, muita coisa precisa de mudança.
    O Norte por exemplo, não se resume ao Pará, nos outros Estados de nossa região o basquete não recebe apoio.
    Trazer o treino da seleção para Manaus não ajudou em nada o basquete em cadeira de rodas aqui, o dinheiro gasto poderia ter sido utilizado para outras ações em prol desse desenvolvimento.
    Conte conosco.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, Administrar é saber estabelecer prioridades..mas isso não significa administrar sem ouvir os mais interessados...a gestão atual da CBBC está distante das bases..quando faz um assembleia, procura fazer em um dia da semana..a coisa é feita para dificultar a participação...
      Defendo que todos possam participar das decisões...
      Aproveitar as Assembleias...realizando-as em data favoráveis..como finais de semana..e garantindo a participação de todos os Filiados..
      Em minha Gestão os Clubes Filiados terão direito a ter sua representação efetiva nas Assembleias, inclusive com a aquisição de passagens aéreas..
      Se dá para pagar 7 mil reais para fotógrafo...e 34 mil de passagens de primeira classe para a Presidente e acompanhante..dá para levar os Clubes para participar das Assembleias anuais...tranquilamente..
      Vamos garantir que todos participem..e defendam suas opiniões..isso também é investir na base..Democracia..

      Excluir

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!