quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CPB lança edital do Clube Escolar Paralímpico 2013, exclusivo para São Paulo




O Departamento Técnico (Ditec) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, divulgou nesta quinta-feira, 31, o edital do Clube Escolar Paralímpico 2013, exclusivo para São Paulo. O CPB havia divulgado outro edital, também em janeiro, válido para todo o território nacional. O documento lançado para o estado tem algumas importantes diferenças com relação ao primeiro edital.
Somente clubes sediados em São Paulo poderão participar da disputa. Além disto, o valor máximo destinado a cada instituição será de R$ 55 mil. O edital nacional prevê uma verba máxima de até R$ 60 mil por entidade. Os vencedores terão um prazo de nove meses, de abril a dezembro deste ano, para executar o projeto. Os interessados terão até o dia 4 de março para se inscrever na seleção.
Para participar do processo seletivo, a instituição deverá atender a alguns pré-requisitos, como ter no mínimo um ano de funcionamento e estar filiada a alguma associação ou confederação ligada ao CPB; desenvolver atividades esportivas para pessoas com deficiência e não ter fins lucrativos.
Os participantes do projeto devem ter idade mínima de seis anos e máxima de 21. Em 2013, o Clube Escolar Paralímpico contemplará as seguintes modalidades: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha, Ciclismo, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de Cinco, Futebol de Sete, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Rugby em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Vela e Vôlei Sentado.
O Diretor Técnico do CPB, Edilson Alves Tubiba, lembra a importância do projeto para as novas gerações.
“O Projeto Clube Escolar Paralímpico é uma das bases do planejamento técnico do CPB, que deseja o fomento e renovação dos atletas paralímpicos para o Rio 2016. O projeto permite que os jovens tenham acesso ao esporte paralímpico já na escola. Queremos construir uma grande geração para 2016 e também para o futuro do nosso esporte”, afirmou.
O projeto
Lançado em novembro de 2009, o Clube Escolar Paralímpico visa incentivar as categorias de base do desporto paralímpico nacional. O objetivo é promover a prática esportiva formal para crianças e jovens com deficiência, matriculadas em instituições de ensino regular. Dessa forma, acredita-se que novos talentos serão detectados e treinados para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Em 2010, ano em que ocorreu a primeira edição do Clube Escolar Paralímpico, 19 instituições foram contempladas. No total foram atendidos 687 alunos distribuídos em oito diferentes estados do País. Em 2011 o número de projetos do Clube Escolar Paralímpico cresceu para 21, sendo realizado em nove diferentes estados brasileiros. São sete projetos em São Paulo; quatro no Rio de Janeiro; dois em Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná; um em Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.
Confira mais informações sobre o processo de seleção para o Estado de São Paulo no edital que se encontra no link abaixo:
www.cpb.org.br/fique-de-olho/comite-lanca-edital-exclusivo-do-clube-escolar-paralimpico-para-sao-paulo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!