quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Começam as Paraolimpíadas Escolares

Começam as Paraolimpíadas Escolares
Abertura reuniu as 20 delegações no DF

Crédito: Vinicius Loures

As Paraolimpíadas Escolares foram abertas oficialmente na tarde esta quarta-feira (11/11), no Ginásio do Cruzeiro, no Distrito Federal, com o desfile das delegações dos 19 estados e do DF. Aproximadamente 860 pessoas participam da competição, que reúne atletas de 13 a 21 anos em oito modalidades: atletismo, natação, futebol de 5 (deficientes visuais), futebol de 7 (paralisados cerebral), tênis de mesa, goalball, bocha e judô. As disputas serão na Enap (Setor Policial Sul) e no Cief (907 Sul), a partir de 9h.
Presidentes de associações filiadas ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), representantes do Governo do Distrito Federal e do Ministério do Esporte também marcaram presença. “Gostaria de agradecer às secretarias estaduais de educação e de esporte de todos os estados presentes. Rei da garra e do esforço que fizeram para trazer sua delegação para Brasília”, reconheceu Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
“Estou emocionado, feliz e muito honrado de estar nesta festa com gente de todo o país. Serve para mostrar a força do Brasil rumo aos Jogos de 2016”, declarou Marco Aurélio Klein, do Departamento de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte.
Na cerimônia de abertura, Parsons aproveitou para anunciar a nova logomarca do Comitê Paraolímpico. A bandeira brasileira foi incorporada aos três Agitos, símbolo do paraolimpismo e presente na logo do Comitê Paraolímpico Internacional (CPI).
A competição serve como ponto de partida para atletas que sonham em representar o país nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Como o rondoniense Allisson da Silva, de 19 anos, do futebol de 7. "Participei dos Jogos Parapan-Americanos Juvenis na Colômbia, em outubro, da Etapa Nacional Circuito Loterias Caixa, em Porto Alegre, no início de novembro, agora estou em Brasília. Quero muito representar meu país nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro", disse o atleta do futebol, mas que também é recordista brasileiro nos 100m rasos na classe T36.
Há, também, atletas de renome até mesmo no cenário adulto nacional. É o caso da pernambucana radicada em Brasília Nathalia Mayara, de 15 anos, tenista, mas que vai competir na natação e no tênis de mesa nas Paraolimpíadas Escolares. O alagoano Jonathan Souza, de 19 anos, é recordista mundial no arremesso de peso e no lançamento de dardo, também se apresentará em Brasília.
O medalhista paraolímpico, Alan Fonteles, de 17 anos, do Pará, também vai se apresentar. Foi na edição de 2007 que ele iniciou sua trajetória no movimento paraolímpico. “É importante ter uma boa participação nas Paraolimpíadas Escolares para que o Comitê faça boa avaliação e invista no desenvolvimento individual do atleta”, aconselhou Alan, que acendeu a pira olímpica e fez um juramento.
As primeiras disputas começaram na manhã desta quarta-feira, com dois jogos do futebol de 7. A equipe de Mato Grosso do Sul goleou São Paulo por 15 x 4, enquanto que a do Distrito Federal aplicou 6 x 1 no combinado de Rondônia e Acre.

Confira, abaixo, a programação dos três dias de competição.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (12/11)Natação – 9h às 12h (Enap)Futebol de 5 - 9h às 12h (Cief)Futebol de 7 - 9h às 12h (Enap)Tênis de Mesa - 9h às 12h (Enap)Bocha – 15h às 18h (Enap)
Sexta-feira (13/11)Atletismo – 9h às 12h (Cief)Natação – 15h às 18h (Enap)Futebol de 5 – 9h às 12h (Cief)Futebol de 7 - 9h às 12h e 15h às 18h (Enap)Tênis de mesa - 9h às 12h (Enap)Goalball - 9h às 12h e 15h às 18h (Enap)Bocha - 9h às 12h e 15h às 18h (Enap)
Sábado (14/11)Atletismo – 15h às 18h (Cief)Natação – 9h às 12h (Enap)Futebol de 5 – 9h às 12h (Cief)Futebol de 7 - 9h às 12h (Enap)Tênis de mesa - 9h às 12h (Enap)Goalball - 9h às 12h (Enap)Bocha - 9h às 12h e 15h às 18h (Enap)Judô – 9h às 12h (Cief)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!