segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Hípica de Brasília Campeã do 11º Campeonato Brasileiro de Adestramento Paralímpico

Atletas da Federação Hípica de Brasília receberam o título por equipe de João Schwindt e Ronaldo Souza. (Foto: Saulo Cruz)

Neste sábado, 17, segundo dia de competições do 11º Campeonato Brasileiro de Adestramento, foram conhecidos os campeões individuais estilo misto e por equipe. Assim como ocorreu no primeiro dia de provas, os atletas do Distrito Federal se destacaram e levaram quase todos os títulos para casa.
Quatro juízes avaliaram o desempenho dos competidores na pista do Brasília Country Club. Na categoria preliminar, o vencedor foi Ezequiel Luiz Júnior, com 57,679% de aproveitamento dos pontos. Na categoria principal, destaque para o duelo travado na categoria IB entre Marcos Fernandes Alves, o Joca, e Davi Salazar. No primeiro dia Davi havia levado a melhor sobre o medalhista paralímpico. Neste sábado, Joca deu o troco e com aproveitamento de 66,087% conquistou o título de campeão brasileiro no estilo misto.
“Estou muito feliz pelo título. É uma competição importante, que mostra quem são os melhores atletas do País. Minha disputa com o Davi foi muito acirrada, ele venceu ontem, mas hoje pude me recuperar e ficar com o troféu. Nós dois estivemos em Londres, por isso mesmo detalhes fazem diferença. Consegui controlar meu cavalo, ele reagiu pouco, algo fundamental para minha conquista”, expilcou.
No grau IA Sérgio Froes manteve o mesmo ritmo de sexta, 16, e faturou o título ao montar a égua Emily com aproveitamento de 68,875%. Elisa Melaranci, com Tropicália, repetiu o bom desempenho do primeiro dia de provas e se sagrou campeã entre os atletas de grau II. A festa dos atletas brasilienses só não foi completa porque no grau III o título ficou com o mineiro Victor Zallio Pereira, com aproveitamento de 61,583%. No grau IV o vencedor foi Thiago Fonseca dos Santos, da Federação Paulista de Hipismo, com aproveitamento de 65,376%.
Os resultados obtidos pelos atletas brasilienses ajudaram a Federação Hípica de Brasília a conquistar o título por equipe. O conjunto formado por Davi Salazar, Elisa Melaranci, Luiz Alberto Corá e Marcos Fernandes Alves alcançou 388,149% de aproveitamento na soma dos dois de provas, 195,512% na sexta e 192,637% no sábado. Sérgio Froes ficou de fora da equipe por sorteio. Segundo o regulamento, cada equipe pode contar no máximo com quatro competidores.
Para o presidente da Federação Hípica de Brasília, Ronaldo Bittencourt, o título no Brasileiro de Adestramento só reforça o trabalho desenvolvido pela Federação e também pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“Este campeonato serve para que possamos ver o nível técnico dos nossos atletas, além de incentivar a participação de novos valores, como o Ezequiel Júnior. A presença de competidores de outros estados é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. O apoio da Confederação de Hipismo e do Comitê Paralímpico, principalmente nos intercâmbios internacionais, tem ajudado bastante”, resumiu.
Neste sábado, o Brasileiro de Adestramento contou com duas presenças ilustres: os atletas João Schwindt, do Ciclismo, e Ronaldo Souza, do Tênis de Mesa, foram prestigiar o evento e torcer pelo amigo Sérgio Froes. O presidente do CPB, Andrew Parsons, fez questão de ressaltar a importância do evento.
“É fundamental para os atletas que haja uma competição nacional como esta logo após os Jogos de Londres. O próximo ciclo paralímpico começa desde já e não podemos perder tempo. Encerrar o ano com um título de campeão brasileiro dá moral e é importante para a sequência do trabalho rumo ao Rio 2016”, destacou.
Confira os resultados do segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre:
Categoria preliminar
1º colocado – Ezequiel Luiz Júnior (Federação Hípica de Brasília): 57,679% de aproveitamento
2º colocado – Luzete Pereira Fernandes (Federação Hípica de Brasília): 55,795% de aproveitamento
3º colocado – Marcel Boechat (Federação Hípica de Brasília): 44,762% de aproveitamento
Categoria principal
Grau IA
1º colocado – Sérgio Froes de Oliva (Federação Hípica de Brasília): 68,875% de aproveitamento
2º colocado – Vera Lúcia Mazzilli (Federação Hípica de Brasília): 64,5% de aproveitamento
3º colocado – Sérgio Froes de Oliva (Federação Hípica de Brasília): 62,063% de aproveitamento
Grau IB
1º colocado – Marcos Fernandes Alves (Federação Hípica de Brasília): 66,087% de aproveitamento
2º colocado – Davi Salazar Pessoa Mesquita (Federação Paulista de Hipismo): 64,348% de aproveitamento
3º colocado – Ulisses Caruso Garavatti (Federação Hípica de Brasília): 56,902% de aproveitamento
Grau II
1º colocado – Elisa Melaranci (Federação Hípica de Brasília): 62,857% de aproveitamento
2º colocado – Elisa Melaranci (Federação Hípica de Brasília): 62,202% de aproveitamento
3º colocado – Luiz Felipe Menin (Federação Hípica de Minas Gerais): 49,048% de aproveitamento
Grau III
1º colocado – Victor Zallio Pereira (Federação Hípica de Brasília): 61,583% de aproveitamento
2º colocado – Luiz Alberto Borges Corá (Federação Hípica de Minas Gerais): 57,083% de aproveitamento
3º colocado – Luiz Alberto Borges Corá (Federação Hípica de Brasília): 55,917% de aproveitamento
Grau IV
1º colocado – Thiago Fonseca dos Santos (Federação Paulista de Hipismo): 65,376% de aproveitamento
Título por equipe
Campeã – Federação Hípica de Brasília (conjunto formado por Davi Salazar, Elisa Melaranci, Luiz Corá e Marcos Alves): 388,149% de aproveitamento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!