quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fortaleza pronta para receber os Heróis Paralimpicos.

Soberana nas pistas, Terezinha Guilhermina é um dos destaques da última etapa do Circuito Caixa. (Foto: Buda Mendes/CPB)
 
Capital cearense é a sede da última Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa 2012, que terá a presença de estrelas como Andre Brasil e Terezinha Guilhermina. Disputas começam nesta sexta-feira, 30
Entre 30 de novembro e 2 de dezembro, Fortaleza assumirá a posição de capital brasileira do esporte paralímpico. A “Terra da Luz”, como é conhecida a cidade, será o palco da terceira e última etapa do Circuito Loterias Caixa 2012. Os primeiros atletas a competirem serão os do Halterofilismo, que começam a mostrar sua força nesta sexta-feira, na Universidade de Fortaleza.
A Unifor também será a casa das provas de Atletismo, que terão início no sábado, 1º, e contarão, com medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Londres como Terezinha Guilhermina, Jerusa Geber, Jhulia Karol, Felipe Gomes e Daniel Mendes. Grandes nomes também estarão nas piscinas do Náutico Atlético Cearense, sendo Andre Brasil o mais vitorioso deles. Assim como o Atletismo, a Natação começa no sábado.
No total, Fortaleza receberá quase 900 atletas de 22 estados nacionais, além de alguns chilenos e outros argentinos. São Paulo (266 atletas) e Minas Gerais (131) são os estados com maior número de esportistas. Os anfitriões, cearenses, contarão com 42 representantes.
Esta etapa do Circuito Loterias Caixa distribuirá aos melhores colocados pontos no ranking internacional e, além disso, as marcas obtidas no evento serão utilizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a convocação para os Mundiais de Atletismo e Natação de 2013.
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência deve reunir duas mil pessoas em Brasília

 
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) realiza entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Brasília, a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
Com o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios”, o evento deverá receber cerca de dois mil participantes, sendo 886 delegados que representam os 27 entes federados do país. Nas etapas municipais e estaduais, 10.328 participantes da sociedade civil e do governo debateram os quatro eixos do regimento da conferência nacional, que norteiam as discussões do evento:
Eixo I - Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional;
Eixo II - Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia;
Eixo II - Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses;
Eixo IV - Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
As etapas regionais aconteceram de novembro de 2011 a setembro de 2012. Cada conselho municipal, estadual e distrital elaborou até 40 propostas por eixo temático para a conferência nacional. Os resultados dessas atividades serão debatidos e levantados nos grupos de trabalho.
Na abertura do evento, no dia 3, estão confirmadas a presença da ministra-chefe da SDH/PR, Maria do Rosário Nunes, o secretário da SNPD, Antonio José Ferreira, e o presidente do Conade, Moisés Bauer.
A conferência será realizada em três pisos do Centro de Convenções Brasil 21. Haverá ainda uma tenda externa de 2.100 m², que vai abrigar cinco estandes (Plano Viver sem Limite; Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Conade; GDF; Petrobrás; e Oficina de cadeira de rodas e meios auxiliares de locomoção) e a exposição “Para Todos – O Movimento Político das Pessoas com Deficiência”.
Em paralelo ao evento principal, ocorrerá nos dias 4, 5 e 7 de dezembro a eleição para composição da nova gestão para o biênio 2013/2015 do Conade. O processo eleitoral será sempre às 19h30, no auditório do 8º andar da SDH/PR. Serão eleitas 16 organizações nacionais, uma vaga para os conselhos estaduais e outra para conselhos municipais.
Cenário Brasileiro
De acordo com o Censo do IBGE 2010, existem no país 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência. Esse número equivale a 23,9% da população total. A tabela completa com os números de cada um dos estados e por deficiência pode ser encontrado em www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/indicadores/censo-2010.
Credenciamento
Nos dias 3 e 4 de dezembro, um guichê específico para a imprensa vai garantir acesso ágil no credenciamento, a partir das 8h, na entrada principal da tenda.
Serviço
3º Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Data: De 3 a 6 de dezembro de 2012
Horário: 8h às 21h30
Local: Centro de Convenções Brasil 21 - Setor Hoteleiro Sul - SHS, Quadra 06, Lote 01, Conjunto “A”, Brasília (DF).
Assessoria de Comunicação
Luiza Penido: (61) 2025-3432
Ascom: 2025-7941/3076
 

Censo do IBGE: Quantas são as Pessoas com Deficiência e aonde estão.



Os dados preliminares do Censo do IBGE 2010 mostram uma radiografia preliminar da distribuição das pessoas com deficiência no País, veja o quadro abaixo:


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Comissão Jovem Gente como a Gente de Planaltina , fica em 7º Lugar no Brasileiro da 1ª Divisão em Niterói/RJ.

Em uma competição de alto nível técnico, a equipe da Comissão Jovem Gente como a Gente de Planaltina DF, fica em 7º lugar  no Campeonato Brasileiro 1ª Divisão 2012, que aconteceu na ANDEF, em Niterói, no Rio, e reuniu as dez equipes da elite da modalidade no Brasil  e se garante na Primeira Divisão para 2013.
Parabéns a equipe do DF, que no ano passado já havia se sagrado Campeã da 2ª Divisão.
Agora é dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvio pelo Presidente Lucimar Malaquias, juntamente com o Professor Enilson e  alcançar melhores resultados em 2013.
Parabéns a todos os atletas e comissão técnica que alcançaram este resultado !!


Águias, de São Paulo, conquista o título do Brasileiro 1ª Divisão 2012.




 
Num jogo vibrante e de alto nível técnico, a equipe Águias foi a grande vencedora do Campeonato Brasileiro 1ª Divisão 2012. Os meninos de São Paulo venceram o CAD/VETNIL/SMEL, de São José do Rio Preto, por 55 a 52, numa partida decidida aos dois minutos e 20 segundos do final do quarto período. A ANDEF-RJ, equipe anfitriã da competição, ficou em terceiro lugar.
 
O Campeonato Brasileiro 1ª Divisão 2012, que começou na terça-feira (20), aconteceu na ANDEF, em Niterói, no Rio, e reunir dez equipes da elite da modalidade no Brasil.
 
Irio Francisco Nunes, o número 8 da ANDEF-RJ, classificação 4.5, foi o cestinha do Campeonato Brasileiro 1a Divisão de Basquete, com 190 pontos. A equipe All Star é formada por Rodrigo Arão/ ADD Magig Hands-SP; Wandemberg Nascimento (Berg)/Águias-SP; Sérgio Estevão/CAD/VETNIL/SMEL–SP; Leandro de Miranda-CAD/VETNIL/SMEL–SP; e Írio Nunes/ANDEF-RJ.
 
 
As equipes ONG Sem Fronteiras/Campos-RJ e AEDREHC-SP passam para a 2ª Divisão do Brasileiro 2013. Como definido em Assembléia da CBBC, este ano, a edição 2013 do Campeonato da 1ª Divisão terá 12 equipes, duas a mais que este ano, e não haverá mais campeonatos mistos. A equipe do All Star Rodas Girls migrará para o Campeonato Brasileiro Feminino. Assim, cinco equipes da 2ª Divisão subirão para a 1ª Divisão no próximo ano.
Os árbitros que apitaram a final foram João Fortes, de São Paulo, Paula Belian, de Pernambuco, e Gláucio Molina, do Ceará. A realização do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão 2012 de Basquete em Cadeira de Rodas foi da CBBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e com patrocínio do Ministério do Esporte. A competição contou com o apoio da ANDEF Niterói.
 

Brasileiro 1ª Divisão 2012 de Basquete em Cadeira de Rodas:
  • Campeão: ÁGUIAS – SP
  • Vice campeão: CAD/VETNIL/SMEL – SP
  • 3º lugar: ANDEF – RJ
  • 4º lugar: ADD MAGIC HANDS – SP
  • 5º lugar: ADD MAGIC WHEELS – SP
  • 6º lugar: ALL STAR RODAS – PA
  • 7º lugar: COMISSÃO JOVEM GENTE COMO A GENTE- DF
  • 8º lugar: ALL STAR RODAS GIRLS – PA

Um dos momentos em que a equipe comemora a conquista do título. Fotos: Marcelo Lacerda

]
 
Link original: www.cbbc.org.br

sábado, 24 de novembro de 2012

Parabéns a Confederação pela transmissão ao vivo dos jogos do Brasileiro.

ACOMPANHE AO VIVO: http://www.cbdv.org.br/aovivo


Após 22 jogos, foram definidos os times que disputarão a semifinal da Série A da Copa Brasil de Futebol de 5. Em partidas acirradas, AGAFUC/RS venceu a ADVP/PE por 5×3, ICB/BA a ADEVIBEL/MG por 4×1 e a APACE/PB garantiu sua vaga pelo saldo de gols, após empate de 1×1 contra o CEDEMAC/MA. A decisão das equipes que brigarão pelo título de 2012 acontece neste sábado, 24, no ginásio da Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo.
O primeiro jogo promete ser um verdadeiro duelo de gigantes e acirrará a rivalidade entre dois dos maiores nomes da Seleção Brasileira – já eleitos os melhores jogadores cegos do mundo. Representando a AGAFUC/RS, Ricardinho enfrentará Jefinho, do ICB/BA que briga pelo pentacampeonato, com partida prevista para as 14h.
Logo em seguida entram em quadra APACE/PB e APADV/SP, que contam com nomes fortes e que participaram da conquista do ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres. Pela Paraíba jogam Bill, Marquinhos e o goleiro Daniel, e por São Paulo, o time da casa, Emerson.
As equipes ADVP/PE, CEDEMAC/MA, CEIBC/RJ e ADEVIBEL/MG foram eliminadas e jogam contra o rebaixamento para a Série B os times da ADEVIPAR/PR, UEEJAA/PA, APADEVI/PB e URECE/RJ.
A competição começou no último dia 20 e segue até domingo, 25, com a disputa pelo bronze e a grande final. Realizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), a Série A da Copa Brasil de Futebol de 5 tem transmissão ao vivo (www.cbdv.org.br/aovivo) e conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocínio Loterias Caixa. Os resultados podem ser conferidos nos sites da CBDV e do CPB.
TABELA
1ª Rodada – 20/11
Jogo 1 – ICB/BA 5×0 APACE/PB
Jogo 2 – URECE/RJ 4×0 UEEJAA/PA
Jogo 3 – CEDEMAC/MA 0×2 APADV/SP
Jogo 4 – ADVP/PE 4×0 ADEVIPAR/PR
Jogo 5 – APADEVI/PB 0×0 CEIBC/RJ
Jogo 6 – AGAFUC/RS 2×1 ADEVIBEL/MG
2ª Rodada – 21/11
Jogo 7 – CEDEMAC 2×2 ADEVIPAR
Jogo 8 – ADVP 0×1 APADV
Jogo 9 – APADEVI 0×2 ADEVIBEL
Jogo 10 – AGAFUC 1×2 CEIBC
Jogo 11- ICB 8×0 UEEJAA
Jogo 12 – URECE 0×2 APACE
3ª Rodada – 22/11
Jogo 13 – APADEVI 0×3 AGAFUC
Jogo 14 – ADEVIBEL 3×2 CEIBC
Jogo 15 – ICB 5×0 URECE
Jogo 16 – UEEJAA 0×8 APACE
Jogo 17 – CEDEMAC 4×2 ADVP
Jogo 18 – ADEVIPAR 0×6 APADV
Segunda Fase – Quartas de final e Rebaixamento – 23/11
Jogo 19 – AGAFUC 5×3 ADVP
Jogo 20 – APACE 2×1 CEDEMAC
Jogo 21 – CEIBC 1×1 APADV
Jogo 22 – ICB 4×1 ADEVIBEL
Jogo 23 – APADEVI 5×0 ADEVIPAR (rebaixamento)
Jogo 24 – URECE x UEEJAA (rebaixamento)
Terceira Fase – Rebaixamento e Semifinais – 24/11
Jogo 25 – APADEVI x UEEJAA (rebaixamento)
Jogo 26 – URECE x ADEVIPAR (rebaixamento)
Jogo 27 – AGAFUC x ICB
Jogo 28 – APACE x APADV
Jogo 29 – APADEVI x URECE (rebaixamento)
Jogo 30 – UEEJAA x ADEVIPAR (rebaixamento)
Finais – 25/11
Jogo 31 – Perdedor do jogo 27 x Perdedor do jogo 28 (bronze)
Jogo 32 – Vencedor do jogo 27 x Vencedor do jogo 28 (final)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Jordan vence o Torneio de Cadeirantes da Semana Guga


Carlos Jordan Santos (à direita) venceu Rafael Medeiros na final
Fernando Willadino
15/10/2012

Jordan vence o Torneio de Cadeirantes da Semana Guga

Brasiliense venceu Rafael Medeiros na decisão de simples no Jurerê
Um dos maiores nomes da história da modalidade no Brasil, o brasiliense Carlos ‘Jordan’ Santos (42º do mundo e número 2 do Brasil) conquistou neste domingo o título do Torneio de Cadeirantes da Semana Guga Kuerten. Numa final de alto nível técnico, acompanhada de perto por Gustavo Kuerten, Jordan derrotou Rafael Medeiros (41º do ranking mundial e número 1 do país), por 6/1 e 6/4.

Após receber das mãos do tricampeão de Roland Garros o troféu, ‘Jordan’ analisou sua performance no torneio.

“Vim com essa expectativa de jogar uma final, de tentar melhorar meu resultado do ano passado, em que parei nas semifinais, mas quase deu. O importante foi que cheguei com esse objetivo e acabei alcançando. Melhor ainda o Guga olhando o jogo, me deu inspiração maior ainda de até tentar dar umas esquerdas como ele fazia. Graças a Deus deu certo”, disse o número 42º do mundo.

Antes da final de simples, Medeiros e o argentino Mario Garcia perderam uma emocionante decisão das duplas, para o colombiano Fábio Padilha e o brasileiro Zilmar Pires, por 3/6, 6/3 e 16/14.

“O Rafa acabou jogando uma final antes, que foi difícil, provavelmente ele entrou cansado. Mas procurei não pensar nisso e fazer o que eu precisava para alcançar o objetivo que era jogar bem e, quem sabe vencer. Acabou dando certo”, observou Jordan.

E receber o troféu das mãos de Guga foi um encerramento com chave de ouro para o primeiro brasileiro a vencer o Torneio de Cadeirantes do evento. Ano passado, na primeira edição, o título ficou com o argentino Agustín Ledesma.

“Isso é serve como mais uma motivação para que eu continue. Ano que vem começa mais um ciclo paraolímpico. E terminar o ano com um evento tão grande e maravilhoso como esse, tendo o Guga como o anfitrião, é algo que nos motiva mais ainda para continuar. Minha vontade é voltar pra casa e me preparar ainda mais para o ano que vem. E que em 2013 venham muitos gringos e eu possa estar preparado para enfrenta-los e trazer mais uma vitória para o Brasil”, finalizou Jordan.

CABRILLANA É CAMPEÃ – Na final feminina, a chilena Macarena Cabrillana (44ª do mundo) levou a melhor sobre a número 1 do Brasil, Rejane Candida (45ª), por 6/4 e 6/1.

“Estou muito feliz, é meu primeiro título num torneio ITF 3, que vai me dar mitos pontos no ranking. Vou ganhar, pelo menos 10 posições”, contou a tenista chilena, que não poupou elogios à organização da Semana Guga Kuerten.

“Foi tudo muito bom, todos se preocupam em atender às necessidades. Agradeço à organização por esse belo torneio”, disse a campeã, que também venceu as duplas, ao lado da compatriota Maria Paz Dias.

Mais informações em www.semanagugakuerten.com.br
 

Ex BBB, Fernando Fernandes surge como um forte candidato a protagonista do Brasil nos Jogos Rio 2016

 
Embora ainda falte quase quatro anos para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos, Fernando Fernandes surge como um forte candidato a protagonista da nação anfitriã dos Jogos Rio 2016. Em 17 de maio deste ano, Fernandes conquistou seu terceiro título mundial de Canoagem, na categoria K1 masculina A, em Poznan, na Polônia. Mais um troféu para a extensa coleção de conquistas. Pelas excelentes conquistas, o atleta brasileiro apareceu na lista dos 50 melhores momentos do IPC.***
O atleta conquistou o tricampeonato mundial na Polônia ao finalizar o percurso de 200m com um tempo de 53s550, mais de cinco segundos à frente do segundo colocado, o polonês Jakub Tokarz. O atleta lembra, porém, que o caminho para o ouro este ano não foi tão fácil quanto nas edições anteriores.
“Tive uma lesão um pouco antes do Mundial, então tive que lidar com o perigo de contrair infecções e outras complicações que poderiam acontecer, mas mesmo assim decidi que competiria de qualquer maneira. Esse título significou muito para mim, consegui o tricampeonato em condições climáticas desfavoráveis”, revelou.
 
Histórico no esporte
 
fernando fernandesA vontade de competir é algo que acompanha Fernando Fernandes desde muito cedo. Ele foi jogador de futebol até os 18 anos, onde inclusive competiu profissionalmente por um ano. Entretanto, teve que se afastar dos campos para servir o exército.
Um ano depois Fernando conheceu o boxe, esporte que praticou por 11 anos. Chegou a conquistar o título de campeão estadual do Rio de Janeiro, e deu aulas da modalidade em um projeto social.
Lesão e superação na Canoagem
No dia 4 de julho de 2009, Fernando dormiu ao volante enquanto dirigia. O acidente o deixou paraplégico. Seis meses após sair do hospital, soube de um evento local de Canoagem e se aproximou do esporte.
“A Canoagem apareceu na minha vida alguns meses após o acidente, usaram o esporte como forma de reabilitação no hospital Sarah Kubitschek, local em que me recuperei. Isso me ajudou fisicamente e psicologicamente. Antes era um modelo de sucesso e atleta frustrado, agora sinto que sou um esportista realizado, apaixonado pela vida e Canoagem”, destacou.
Seu principal desafio agora será o de administrar a adrenalina e também responsabilidade de ser a maior estrela da Canoagem, modalidade que fará sua estreia em Paralimpíadas nos Jogos Rio 2016.
“Competir em uma Paralimpíada significa representar meu País, todas as pessoas que torcem por mim. Por isso certamente será um momento especial na minha vida, farei de tudo para conseguir mais esta conquista para o Brasil”, afirmou.
***Os melhores momentos do Esporte Paralímpico pelo IPC
Nos últimos 50 dias do ano, o IPC realiza a contagem regressiva com os melhores momentos do ano no Esporte Paralímpico, culminando com o melhor momento do ano em 31 de dezembro.
Os 50 momentos foram selecionados por indicações de Comitês Paralímpicos Nacionais e Federações Internacionais e são baseados no desempenho esportivo, momentos de emoção, a atração da mídia e histórias pessoais dos atletas.
O IPC também gostaria de chamar o público para apresentar suas candidaturas próprias para o que eles acreditam que foi o momento alto Paralímpicos de 2012. Eles podem fazê-lo pelo e-mail @ ipc.media paralympic.org, deixando um comentário no www.Facebook.com / ParalympicGames ou enviar um tweet para @Paralympic
Fonte: IPC (www.paralympic.org)
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os atletas Alexandre Magno e Jadson Silva representarão o Brasil no Mundial de Parataekwondo

Os brasileiros foram campeões no Pan-Americano de Parataekwondo na Bolívia. (Foto: Reprodução)
 
Os atletas Alexandre Magno e Jadson Silva representarão o Brasil no Mundial de Parataekwondo em Aruba, entre os dias 21 e 23 de novembro. Os dois atletas, junto com o técnico Roberto Azevedo, embarcaram nesta terça-feira, 20, em busca do título inédito para o País.
A 3ª edição do Mundial de Parataekwondo contará com mais de 100 participantes de cerca de 30 países. Este será o maior evento da modalidade, e pela primeira vez o Brasil estará representado.
Alexandre Magno tem 51 anos e Jadson Silva, com 31, são atletas do Projeto Pegasus da Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo. Os dois conquistaram a 2ª edição do Pan-Americano da modalidade, realizado em Sucre, na Bolívia, nos dias 10 e 11 de outubro.
Alexandre Magno perdeu os movimentos de ambos os braços por conta de problemas neurológicos. Jadson Silva foi vítima de uma paralisia intrauterina durante a gestação, o que causou má formação no braço direito.
 
 
 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ministério dos Esportes libera R$ 1.206.663,55 para o Basquetebol em Cadeira de Rodas.

 
Mais uma boa notícia para os apaixonados pelo esporte paralímpico: o CPB firmou no fim de outubro um convênio com o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Sistema de Convênios (Siconv). O acordo permitirá a realização de Campeonatos Brasileiros de Basquete em Cadeira de Rodas.
Com o objetivo principal de promover mais competições para os atletas do Basquete, o convênio contempla diversas ações, entre elas: custeio de passagens aéreas das equipes, hospedagem, transporte terrestre e pagamento de profissionais envolvidos nos campeonatos, como médicos, fisioterapeutas e mecânicos.
O convênio foi assinado no dia 22 de outubro, com valor total de R$ 1.206.663,55. A parceria entrou em vigor imediatamente após a assinatura do contrato e já beneficiou, por exemplo, os atletas que participaram do Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão, realizado em Recife/PE entre os dias 23 e 28 de outubro.
A equipe do CAD São Paulo/SP terminou como campeã do Brasileiro da 3ª Divisão ao bater os catarinenses do OMDA por 49 a 38. Na decisão pelo terceiro lugar, o América Tigres/RN venceu a Adefal/AL por 52 a 30.
No calendário de competições da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), a cidade de Niterói/RJ recebe os principais atletas do País para o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, entre os dias 20 e 25 de novembro. A Divisão de Acesso ocorrerá em Belém/PA entre 27 de novembro e 2 de dezembro. Encerrando o calendário de 2012, a cidade de Balneário Camboriú/SC sediará o Brasileiro da 2ª Divisão entre 11 e 16 de dezembro.
 

Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão 2012 começou ontem. dia (21), em Niterói (RJ), com dez equipes na disputa pelo título

COMISSÃO JOVEM COMEÇA COM VITÓRIA NO BRASILIERO.
 
De hoje (terça/20) até o próximo domingo (25) dez das melhores equipes de basquete em cadeira de rodas do Brasil disputarão o título do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão 2012. A partir de amanhã (21), os jogos serão realizados das 9h às 20h, na quadra central da ANDEF, em Niterói, no Rio de Janeiro. Participarão cinco equipes de São Paulo; duas do Rio de Janeiro; duas do Pará; e uma do Distrito Federal, distribuídas em duas chaves.
Segundo a presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Naíse Pedrosa, a competição reúne a elite da modalidade. “É o top do basquete em cadeira de rodas, que agrega os melhores atletas do paradesporto”, explica. A competição contará com a participação de uma equipe feminina, a All Star Girls, do Pará.
De acordo com Naíse Pedrosa, será o último campeonato que terá equipes feminina e masculina jogando juntas. “Em Assembleia, este ano, decidiu-se que o basquete feminino já passou pelo processo de fomento. Então, a partir de 2103 não teremos mais campeonatos mistos”.
Outro aspecto importante deste campeonato é que o Campeoanto da 1ª Divisão 2013 terá 12 equipes, duas a mais que este ano. Como quatro equipes da 2ª Divisão subirão, uma equipe neste campeonato descerá, considerando a saída da equipe feminina All Star Girls, que participará apenas do Campeonato Brasileiro Feminino.
Hoje (20), depois da realização do treino de classificação e da reunião informativa, houve dois jogos. O primeiro, às 18h, entre as equipes paulistas Águias e ADD Magic Wheels, com Águias vitoriosa por 74 a 35. No segundo jogo, às 20h, a Comissão Jovem Planaltina, do Distrito Federal, venceu a paulista AEDREHC por 79 a 24.
 
ABERTURA OFICIAL-A cerimônia oficial de abertura será realizada amanhã (21), às 19h, no mesmo local das partidas. Os presidentes do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Philip Craven, foi atleta do basquete, e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e a presidente da CBBC, Naíse Pedrosa, estarão presentes no evento.
A realização do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão 2012 de Basquete em Cadeira de Rodas é da CBBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e com patrocínio do Ministério do Esporte.
 
Veja a tabela de jogos de hoje (quarta/21) e quinta/22 :
 
Quarta-feira (21): 
9h-All Star Rodas Girls-PA X ANDEF-RJ
10h30-All Star Rodas-PA X ONG Sem Fronteiras-RJ
12h-Comissão Jovem Planaltina-DF X CAD/SMEL/VETNIL-SP
15h30-AEDREHC-SP X Águias-SP
17h- ONG Sem Fronteiras-RJ X Magic Hands-SP
Após a abertura: ANDEF / RJ X All Star Rodas-PA

Quinta-feira (22):

9h- AEDREHC-SP X ADD MAGIC WHEELS-SP
10h30- CAD/SMEL/VETNIL-SP X Águias-SP
12h- All Star Rodas-PA X All Star Rodas Girls-PA
15h30- MAGIC HANDS-SP X ANDEF-RJ
17h- Águias- SP X Comissão Jovem Planaltina-DF
18:30- ADD MAGIC WHEELS –SP X CAD/SMEL/VETNIL-SP

Serviço:

* Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão 2012 de Basquete em Cadeira de Rodas
Quando: 20 a 25 de novembro de 2012
Onde: ANDEF-Estrada Velha de Maricá,4830 - Rio do Ouro - Niterói/RJ
Informações: 81-3031.3893
 
Link original: www.cbbc.org.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Declarado ano de 2013 como Ano Ibero-americano para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 
Neste sábado, 17, foi finalizada a 22ª Cúpula Ibero-americana, em Cádiz, Espanha, que declarou o ano de 2013 como sendo “Ano Ibero-americano para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.
Com base em dados do Relatório Mundial sobre a Deficiência, da Organização Mundial da Saúde – OMS, 15% da população mundial tem algum tipo de limitação física e cerca de 90 milhões desse total vivem na região ibero-americana. A predominância de deficiências é maior nos países de baixa renda e na população feminina, segundo esse mesmo relatório.
Os chefes de Governo e de Estado da Península Ibérica e da América Latina reconheceram, em comunicado oficial, a necessidade de fortalecer políticas públicas e assegurar a inclusão trabalhista às pessoas com deficiência.
No documento aprovado na cúpula de Cádiz, os líderes consideram que cerca de 80% das pessoas com deficiência em idade laboral estão desempregadas por falta de acessibilidade, bem como de conscientização do setor privado sobre o potencial destas pessoas.
 
Segue abaixo a íntegra da Declaração traduzida para o português:
XXII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo
Comunicado Especial sobre a Declaração de 2013 como o Ano Ibero-americano para a Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
Os Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, reunidos em Cádiz, Espanha, para a celebração da XXII Cúpula Ibero-americana, nos dias 16 e 17 de Novembro de 2012, com o tema “Uma relação renovada no Bicentenário da Constituição de Cádiz”:
Considerando que o Relatório Mundial sobre a Deficiência da Organização Mundial da Saúde de 2011 estima que 15% da população mundial, isto é, um bilhão de pessoas, vive com algum tipo de deficiência e que aproximadamente 90 milhões desse total vivem na região ibero-americana,
Levando em consideração que o mesmo relatório estima que a deficiência é maior nos países de menor renda e que a população feminina apresenta uma maior prevalência da deficiência,
Reconhecendo que em muitos desses países as pessoas com deficiência vivem em condições de extrema pobreza, com acesso limitado a serviços públicos como educação e saúde e em situação de marginalização social, o que determina a elevada taxa de desemprego que mantêm,
Considerando que 80% das pessoas com deficiência em idade de trabalho estão desempregadas por falta de acessibilidade assim como de conscientização do setor privado sobre as potencialidades das pessoas com deficiência,
Conscientes de que a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência não só garante sua integração social como também que seus efeitos positivos nos setores econômico e social se estendem a toda a comunidade, já que permite o aproveitamento de um valioso capital humano, fomenta a coesão social e reativa a economia dos países ibero-americanos,
Levando em consideração o Convênio 159 da Organização Internacional sobre Trabalho sobre a Reabilitação Profissional e o Emprego das Pessoas com Deficiência que reafirma o direito de acesso ao trabalho para as pessoas com deficiência em igualdade de oportunidades e gênero,
Considerando a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada e em vigência nos países ibero-americanos, e em especial seu artigo 27, que reconhece o direito das pessoas com deficiência a trabalhar em igualdade de condições,
Reconhecendo que se faz necessário fortalecer as políticas públicas, as iniciativas e os esforços para assegurar a inclusão profissional plena e efetiva das pessoas com deficiência nos países ibero-americanos,
Constatando que os países ibero-americanos estão tomando medidas para eliminar as barreiras institucionais produzidas pela invisibilidade das pessoas com deficiência em suas legislações,
Em concordância com a proclamação do ano de 2004 como o Ano Ibero-americano das Pessoas com Deficiência durante a XIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo,
Proclamam o ano de 2013 como o Ano Ibero-americano para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Principais documentos resultantes da referida reunião:
A Declaração Final dos Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, reunidos em Cádiz, Espanha, para a celebração da XXII Cúpula Ibero-americana nos dias 16 e 17 de Novembro de 2012, com o tema “Uma relação renovada no Bicentenário da Constituição de Cádiz”:
Reconhecendo a relevância que as micro, pequenas e médias empresas têm no desenvolvimento, na sustentabilidade e na recuperação do emprego, assim como o papel determinante que podem exercer os setores público, misto e privado para potencializar nossas economias, acordam:
Adotar estratégias para a formação de micro, pequenas e médias empresas que facilitem às mulheres, assim como aos jovens, às populações indígenas, aos afrodescendentes e às pessoas com deficiência o acesso ao crédito, à formação profissional, ao uso das novas tecnologias, com o objetivo de propiciar as condições que favorecem a criação de empregos e novos empreendimentos.
Dado que um dos principais desafios de nossos Governos é a criação de empregos sustentáveis e de qualidade, acordam:
Fortalecer o diálogo social para promover a criação e a manutenção de empregos produtivos de qualidade, especialmente para as mulheres, os jovens, os povos indígenas e os afrodescendentes, assim como as pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis.
No Programa de Ação, os Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos reconhecem e saúdam:
O projeto que a Organização Ibero-americana de Seguridade Social está realizando em favor da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, assim como os esforços no âmbito da migração e da saúde, com o objetivo de avançar na extensão da proteção social em saúde aos migrantes ibero-americanos que leva a cabo em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e a Secretaria Geral Ibero-americana.
 

Grupo alemão Ottobock inaugurará em 2013 a primeira fábrica no Brasil.





O grupo alemão Ottobock, que planeja inaugurar em 2013 a primeira fábrica no Brasil, terá um atleta nacional como embaixador. A empresa contratou o nadador paralímpico Daniel Dias, que terá status de porta-voz global da marca.
Dias, 24, conquistou seis medalhas de ouro em seis provas disputadas nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. Ele soma 15 pódios em apenas duas participações, recorde para um brasileiro na história do evento esportivo adaptado.
A Ottobock é uma fabricante de próteses. A empresa estima controlar 50% do mercado global do segmento – a participação chega a 75% na América Latina. A fábrica no Brasil ficará em Valinhos (SP), e o investimento inicial no aparato foi de 1,5 milhão de euros.
O mais curioso é que Dias não usa próteses para competir. “Mas elas me ajudam nas tarefas do dia, na academia, durante o pilates. A evolução das próteses tornou minha vida mais confortável”, relatou o nadador.
Detalhes financeiros do acordo entre Ottobock e Dias são mantidos em sigilo. A empresa espera fechar 2012 com um faturamento de um milhão de euros em âmbito global.


Link original: http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/atletas/27/27561/Daniel-Dias-sera-embaixador-global-de-grupo-alemao/index.php

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Hípica de Brasília Campeã do 11º Campeonato Brasileiro de Adestramento Paralímpico

Atletas da Federação Hípica de Brasília receberam o título por equipe de João Schwindt e Ronaldo Souza. (Foto: Saulo Cruz)

Neste sábado, 17, segundo dia de competições do 11º Campeonato Brasileiro de Adestramento, foram conhecidos os campeões individuais estilo misto e por equipe. Assim como ocorreu no primeiro dia de provas, os atletas do Distrito Federal se destacaram e levaram quase todos os títulos para casa.
Quatro juízes avaliaram o desempenho dos competidores na pista do Brasília Country Club. Na categoria preliminar, o vencedor foi Ezequiel Luiz Júnior, com 57,679% de aproveitamento dos pontos. Na categoria principal, destaque para o duelo travado na categoria IB entre Marcos Fernandes Alves, o Joca, e Davi Salazar. No primeiro dia Davi havia levado a melhor sobre o medalhista paralímpico. Neste sábado, Joca deu o troco e com aproveitamento de 66,087% conquistou o título de campeão brasileiro no estilo misto.
“Estou muito feliz pelo título. É uma competição importante, que mostra quem são os melhores atletas do País. Minha disputa com o Davi foi muito acirrada, ele venceu ontem, mas hoje pude me recuperar e ficar com o troféu. Nós dois estivemos em Londres, por isso mesmo detalhes fazem diferença. Consegui controlar meu cavalo, ele reagiu pouco, algo fundamental para minha conquista”, expilcou.
No grau IA Sérgio Froes manteve o mesmo ritmo de sexta, 16, e faturou o título ao montar a égua Emily com aproveitamento de 68,875%. Elisa Melaranci, com Tropicália, repetiu o bom desempenho do primeiro dia de provas e se sagrou campeã entre os atletas de grau II. A festa dos atletas brasilienses só não foi completa porque no grau III o título ficou com o mineiro Victor Zallio Pereira, com aproveitamento de 61,583%. No grau IV o vencedor foi Thiago Fonseca dos Santos, da Federação Paulista de Hipismo, com aproveitamento de 65,376%.
Os resultados obtidos pelos atletas brasilienses ajudaram a Federação Hípica de Brasília a conquistar o título por equipe. O conjunto formado por Davi Salazar, Elisa Melaranci, Luiz Alberto Corá e Marcos Fernandes Alves alcançou 388,149% de aproveitamento na soma dos dois de provas, 195,512% na sexta e 192,637% no sábado. Sérgio Froes ficou de fora da equipe por sorteio. Segundo o regulamento, cada equipe pode contar no máximo com quatro competidores.
Para o presidente da Federação Hípica de Brasília, Ronaldo Bittencourt, o título no Brasileiro de Adestramento só reforça o trabalho desenvolvido pela Federação e também pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“Este campeonato serve para que possamos ver o nível técnico dos nossos atletas, além de incentivar a participação de novos valores, como o Ezequiel Júnior. A presença de competidores de outros estados é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. O apoio da Confederação de Hipismo e do Comitê Paralímpico, principalmente nos intercâmbios internacionais, tem ajudado bastante”, resumiu.
Neste sábado, o Brasileiro de Adestramento contou com duas presenças ilustres: os atletas João Schwindt, do Ciclismo, e Ronaldo Souza, do Tênis de Mesa, foram prestigiar o evento e torcer pelo amigo Sérgio Froes. O presidente do CPB, Andrew Parsons, fez questão de ressaltar a importância do evento.
“É fundamental para os atletas que haja uma competição nacional como esta logo após os Jogos de Londres. O próximo ciclo paralímpico começa desde já e não podemos perder tempo. Encerrar o ano com um título de campeão brasileiro dá moral e é importante para a sequência do trabalho rumo ao Rio 2016”, destacou.
Confira os resultados do segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre:
Categoria preliminar
1º colocado – Ezequiel Luiz Júnior (Federação Hípica de Brasília): 57,679% de aproveitamento
2º colocado – Luzete Pereira Fernandes (Federação Hípica de Brasília): 55,795% de aproveitamento
3º colocado – Marcel Boechat (Federação Hípica de Brasília): 44,762% de aproveitamento
Categoria principal
Grau IA
1º colocado – Sérgio Froes de Oliva (Federação Hípica de Brasília): 68,875% de aproveitamento
2º colocado – Vera Lúcia Mazzilli (Federação Hípica de Brasília): 64,5% de aproveitamento
3º colocado – Sérgio Froes de Oliva (Federação Hípica de Brasília): 62,063% de aproveitamento
Grau IB
1º colocado – Marcos Fernandes Alves (Federação Hípica de Brasília): 66,087% de aproveitamento
2º colocado – Davi Salazar Pessoa Mesquita (Federação Paulista de Hipismo): 64,348% de aproveitamento
3º colocado – Ulisses Caruso Garavatti (Federação Hípica de Brasília): 56,902% de aproveitamento
Grau II
1º colocado – Elisa Melaranci (Federação Hípica de Brasília): 62,857% de aproveitamento
2º colocado – Elisa Melaranci (Federação Hípica de Brasília): 62,202% de aproveitamento
3º colocado – Luiz Felipe Menin (Federação Hípica de Minas Gerais): 49,048% de aproveitamento
Grau III
1º colocado – Victor Zallio Pereira (Federação Hípica de Brasília): 61,583% de aproveitamento
2º colocado – Luiz Alberto Borges Corá (Federação Hípica de Minas Gerais): 57,083% de aproveitamento
3º colocado – Luiz Alberto Borges Corá (Federação Hípica de Brasília): 55,917% de aproveitamento
Grau IV
1º colocado – Thiago Fonseca dos Santos (Federação Paulista de Hipismo): 65,376% de aproveitamento
Título por equipe
Campeã – Federação Hípica de Brasília (conjunto formado por Davi Salazar, Elisa Melaranci, Luiz Corá e Marcos Alves): 388,149% de aproveitamento
 

domingo, 18 de novembro de 2012

Seleção Brasileira é tricampeã invicta do Sul-Americano 2012 após vencer a Argentina por 64 a 54




















Foi um jogo disputado e emocionante; e o saldo, verde e amarelo. A Seleção Brasileira Masculina é tricampeã invicta do Campeonato Sul-Americano de Basquete em Cadeira de Rodas 2012 após vencer os argentinos por 64 a 54, hoje (17), à tarde, no Ginásio Demo Bolivariano, em Barquisimeto, na Venezuela.
O terceiro colocado foi a Colômbia. As três seleções e a Venezuela, que ficou em quarto lugar, estão classificadas para a Copa América 2013, competição que é seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade. O número 10 do Brasil, Everaldo Lima, foi eleito o melhor jogador da competição.
“Foi uma vitória merecida, e estão todos de parabéns: atletas e comissão técnica. O título e a classificação mostraram que o caminho da renovação que estamos trilhando foi uma decisão correta. É um primeiro passo rumo à ótima campanha que pretendemos fazer nas Paralimpíadas de 2016”, disse a presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas
(CBBC), Naíse Pedrosa.
“Nós investimos e confiamos na formação desse grupo, formado por seis atletas veteranos e seis calouros em campeonatos internacionais, como parte da seleção principal. Sabíamos que cada um deles tem muito talento. Ainda há muito trabalho a desenvolver”, ponderou a técnica da Seleção Brasileira, Fátima Fernandes.
O capitão da equipe, Paulo Cesar dos Santos (o Jatobá), agradeceu em nome da equipe a credibilidade depositada, sobretudo, nos veteranos. A delegação brasileira voltará ao Brasil amanhã (18). Parte desembarcará no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (19) para participar do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, na ANDEF, em Niteroi.
EMBATE-No jogo mais esperado do Campeonato, os meninos do Brasil mantiveram a liderança nos quatro períodos. A Argentina chegou a fazer tudo igual no terceiro período, com disputa cesta a cesta, mas o placar foi fechado em 52 a 44. No segundo período, o resultado foi 37 a 31; e no terceiro, 52 a 44. A disputa manteve-se acirrada no quarto período, mas a seleção brasileira foi superior e começou a aumentar a margem de diferença a quatro minutos do final. E aí foi só comemoração.
O Campeonato Sul-Americano 2012 começou no início desta semana (12), no Ginásio Demo Bolivariano. A competição é uma realização do International Wheelchair Basketball Federation (IWBF). A Seleção Brasileira Masculina de Basquete em Cadeira de Rodas conta com os apoios da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
 
Veja quem são os atletas e a equipe técnica tricampeã Campeonato Sul-Americano 2012:
4- Luciano Felipe da Silva
5- Rodrigo Arão Carvalho
6- Erick Epamenondas da Silva
7- Paulo Daulneimer
8- Paulo César dos Santos
9- Edjunior Bonfim
10- Everaldo Caitano de Lima
11- Amaury Alves Viana
12- José Araújo Matos Filho
13- Leandro Miranda
14- Alan Sousa Marques de Oliveira
15- Alexandre Ferreira Padilha
Técnica: Fátima Fernandes
Assistente técnica: Maria José Santos
Médico: Rodrigo Braga
Assessora de Comunicação: Ariane Costa
Mecânico: Fernando Sampaio
Apoio: Pedro Dias


Link original: http://cbbc.org.br/

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Em partida emocionante, Brasil vence a Argentina por 56 a 50 no Sul-Americano 2012

 
Num jogo emocionante, sobretudo no último quarto, a Seleção Brasileira Masculina de Basquete em Cadeira de Rodas ganhou dos argentinos por 56 a 50, hoje (15), à noite, em sua terceira disputa no Campeonato Sul-Americano de Basquetebol em Cadeira de Rodas 2012, realizado no ginásio Domo Bolivariano, em Barquisimeto, na Venezuela.
As duas equipes garantem, portanto, a disputa pelo título da competição, depois de amanhã (17), às 18h (20h30/horário do Brasil-Verão).
A partida começou bem, com os brasileiros abrindo o placar, desenvolvendo a estratégia de jogo, e fechando o primeiro período com uma margem razoável de diferença: 13 a 8. A liderança da seleção verde e amarela se manteve no segundo e terceiro períodos.
Com a entrada do Adolfo Bedun, número 14 da Argentina, o time dos hermanos ganhou fôlego e a partida, mais dinamismo. Aos seis minutos do final do quarto período, com um placar marcando 45 a 31 para os brasileiros, a tensão tomou conta da quadra e a Seleção Argentina quase virou o jogo.
Mesmo com vários erros de arremesso, os argentinos ainda chegaram a uma diferença de duas cestas. Mas a Seleção Brasileira segurou o jogo e venceu a partida com uma margem de seis pontos de diferença.
 
 
 
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A mulher no esporte.

Bolsa-Atleta investe em novos talentos. Em 2011, atletas mulheres representaram
 41% dos contemplados pelo programa.
 
Estão abertas até o dia 17 deste mês as inscrições para o Programa Bolsa-Atleta, voltado para as modalidades que compõem o programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Podem se inscrever homens e mulheres que sejam esportistas e estejam em plena atividade. As bolsas vão de R$ 370 a R$ 3.100.
 
Para o exercício de 2012, a Bolsa-Atleta tem cinco categorias: olímpica/paralímpica (R$ 3.100); internacional (R$ 1.850); nacional (R$ 925); estudantil (R$ 370), e de base (R$ 370). O programa tem duração de um ano, e os valores são concedidos mensalmente.
 
O programa pretende investir prioritariamente nos esportes olímpicos e paralímpicos para formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
 
Para se candidatar a uma das bolsas, é preciso preencher alguns pré-requisitos para cada categoria, indicados no site do Ministério do Esporte. As inscrições devem ser feitas pelo portal do órgão até o dia 17 de novembro.
 
Participação feminina – As atletas representaram 41% dos contemplados com a bolsa em 2011, totalizando 1.744 mulheres num universo de 4.243 esportistas beneficiados. Em relação à edição de 2010, quando a participação feminina foi de 38%, houve um aumento de 3%. O número se mostra mais positivo quando comparado ao exercício de 2005, quando foi criado o programa: as esportistas somaram 35% do total dos contemplados.
 
"A mulher no esporte representa um papel fundamental na sociedade, visto que a mulher atleta modifica a forma de pensar e agir de muitos indivíduos da sociedade. É importante lembrar que, na primeira edição dos Jogos Olímpicos, por exemplo, as mulheres eram proibidas de jogar. Vale ressaltar que as mulheres não procuram igualdade nas modalidades, e sim equilíbrio nos direitos", destaca Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal.
 
Brasil Medalhas – Em setembro, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Brasil Medalhas 2016, que prevê colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 
A vertente "apoio ao atleta" institui o Programa Pódio, que inclui a Bolsa-Pódio e cria a Bolsa-Técnico, que pagarão, respectivamente, até R$ 15 mil e até R$ 10 mil mensais respectivamente.
 
Os beneficiados do Pódio serão atletas de modalidades individuais que, entre outros critérios, estejam situados entre os 20 melhores do ranking mundial, além de seus treinadores e equipe multidisciplinar (preparador físico, nutricionista, atleta-guia). Quando abertos, os editais para obter a Bolsa-Pódio e a Bolsa-Técnico serão amplamente divulgados.
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comitê organizador lança edital para a escolha da mascote dos Jogos

 TO NA ÁREA!!
 
 
 
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançou nesta segunda-feira, o edital do processo seletivo para a escolha de uma mascote para os Jogos Olímpicos e outra para os Jogos Paralímpicos. O processo, que será completo e dividido por fases, conta com a consultoria da empresa Anima Mundi. O edital está disponível no site http://www.rio2016.com/comite-organizador/bens-e-servicos .
Na primeira fase, de habilitação jurídica e técnica, as empresas deverão apresentar a documentação necessária e o portfólio. Serão selecionadas até 30 candidatas para a segunda fase, quando acontecerá a reunião de briefing para o desenvolvimento das propostas.
Para a terceira fase serão selecionadas até dez propostas, que deverão passar por ajustes e aprofundamentos em um trabalho conjunto com a equipe do Rio 2016. Em seguida, serão encaminhadas para a realização de pesquisas que irão mostrar se existe sintonia e alinhamento com o briefing. Dessa forma, as propostas que chegarem à fase quatro estarão dentro do formato para que a comissão julgadora tenha acesso às melhores propostas. A escolha da vencedora será por unanimidade.
Durante o processo, as selecionadas receberão ajudas de custo e a premiação final é de R$ 50 mil para a criação das duas mascotes, que serão conhecidas pelo público cerca de dois anos antes dos Jogos, no segundo semestre de 2014.
Com o processo seletivo, do qual poderão participar apenas profissionais e empresas  Brasileiras, o Comitê espera movimentar o mercado nacional por acreditar na capacidade de criação e desenvolvimento de personagens. Profissionais liberais também poderão participar, desde que associados a alguma empresa, tais como produtoras de animação, produtoras cinematográficas, agências de design, de publicidade e estúdios de ilustração.
- A ideia de abrir um processo seletivo é exatamente para valorizar o mercado  Brasileiro de animação, cinema e design e estimular a criatividade para o desenvolvimento das melhores ideias. O tema para a criação é livre. E será selecionada a melhor proposta criativa, que atenda ao público alvo, que é o infanto-juvenil - explicou a diretora de marca, Beth Lula.
O objetivo é que tanto a mascote olímpica quanto a mascote paralímpica estejam em linha com os pilares do Rio 2016 e dos valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico.