Apaixonados pelo Basquete em Cadeiras de Rodas de nosso país,
Preparei 3 quadros que demonstram os resultados de nossas Seleções de Basquete em Cadeira de Rodas. São resultados das Paralimpíadas, Campeonatos Mundias adultos e Sub 23..
Primeiramente quero fazer algumas breves considerações:
- Vínhamos tendo uma evolução nos resultados da Seleção Feminina. O resultado das meninas é de se destacar..embora vemos que tivemos uma piora de 2012 para 2014, quando caímos do 9ª para o 11ª lugar no Mundial do Canadá. Gostaria de destacar duas situações que entendo que contribuíram para a evolução dos resultados do Feminino.. Primeiro o grande trabalho desenvolvido pelo Professor Wilson Caju com sua equipes femininas no Pará... Segundo entendo que a participação das equipes femininas nos campeonatos masculinos ajudou a melhorar a competitividade das nossas meninas. Se por um lado acabava "tirando" o lugar de uma equipe masculina, por outro fez com que as equipes femininas pudessem evoluir na competitividade de suas jogadoras..Lembro que as Meninas do Alls Star Girls eram a 7 equipe da 1ª divisão quando foram excluídas das competições masculinas.
- A Seleção Masculina , após 2009, de lá para cá, não conseguiu se classificar para nenhuma das principais competições internacionais, isto é...mesmo com o crescimento do número de Seleções participantes do último Mundial, na Korea, o número de Seleções saiu de 12 para 16 Países. Cabe ressaltar também (o que pode ser visto claramente no gráfico dos resultados), nossa Seleção masculina vinha participando , desde 2002, em todos as competições internacionais, apresentando um curva, lenta mais progressiva de melhoras, alcançamos em dois eventos seguidos o 10º lugar, fomos para 9º em 2006 e chegamos ao nosso melhor resultados em Paralimpíadas em Pequim, quando ficamos em 8º lugar.
- O que mais me preocupa está no gráfico de resultados das Seleções Sub 23. Vemos que o Brasil, que havia conquistado um excelente 2º lugar no Mundial de Blumenau em 2001. Posteriormente fomos duas vezes 7º lugares, em 2005 e depois em 2009. Mas após isso "passamos em branco" e não fomos ao Mundial da Turquia em 2013. Estou convencido de que este retrato da SUB 23 reflete a realidade do baixo investimento nas categorias de base, pois se por um lado afeta o resultado as Seleções de novos, pelo outro lado "mina" o processo de renovação e de evolução das Seleções Principais, que como dito anteriormente já está fora das competições há oito anos.
Sabemos que com a Paraolimpíada acontecendo no Brasil nós já estamos classificados, tanto no MASCULINO , quanto no FEMININO, o que na prática não garante os resultados que todos nós queremos e torcemos, até por que os quadros abaixo mostrem que , aparentemente, não estamos no caminho certo.
Faça você também sua avaliação. Vamos continuar na torcida , principalmente por MUDANÇAS DE RUMO!!
Vejam os dados:
Vejam os dados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por contribuir com sua opnião!!!