quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Candidatura a Presidência da CBBC.



PAIXÃO PELO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS


Aos (às) Senhores (as) Dirigentes, Atletas , Técnicos, Árbitros e Classificadores Funcionais do Basquetebol em Cadeiras de Rodas do Brasil.

QUEM É O PROFESSOR LINCOLN FIUZA?


Professor de educação física formado pela Faculdade Dom Bosco do Distrito Federal em 1987, começou sua trajetória no basquetebol em cadeiras de rodas – BCR , em junho de 1986, quando ainda acadêmico organizou uma apresentação de basquetebol em cadeiras de rodas como parte de um projeto de Psicologia II no 5º semestre da Faculdade de Educação Física. Como à época era atleta de basquetebol atuou nesta ocasião como árbitro desta partida, isso mesmo sem ter tido nenhum contato anterior com a modalidade. A partir desta experiência é que o professor Lincoln Fiuza se interessou e atendendo ao pedido de ajuda técnica dos atletas se engajou no movimento Paralímpico como voluntário da Associação dos Deficientes Democratas do Distrito Federal - DDD. “Nasce neste momento a Paixão”.

Nesta Associação assumiu a coordenação do departamento de esportes, participando da elaboração de projetos de patrocínios para a manutenção da equipe de Basquetebol dos “DDDs”. Sua primeira partida oficial como técnico ocorreu nos tradicionais Jogos de Integração de Uberlândia/MG, quando a equipe da DDD venceu a equipe da casa, a APARU, na abertura da competição pelo placar de 31 a 15, em 12 de outubro de 1986.  Foram várias participações em regionais, jogos de integração e apresentações, sendo que em sua última competição à frente desta equipe alcançou a 3ª colocação do Brasileiro da 1ª Divisão de 1989, realizado na USP, em São Paulo, vencendo a equipe da AMP de Belo Horizonte. Participou do 1º SEMINÁRIO Internacional de Basquetebol em Cadeiras de Rodas realizado paralelamente a este Brasileiro, onde pôde conhecer o professor de educação física  o alemão Horst Strohkendl, criador da classificação funcional utilizada no BCR. Outro destaque é que nesta ocasião a equipe do “DDD” utilizaram cadeiras de rodas fabricadas por ele e pelos atletas, produzidas na fábrica de cadeiras de rodas de um projeto desenvolvido na própria Associação.

No início da década de 90, transferiu-se para o recém-fundado CETEFE, Centro de Treinamento de Educação Física Especial, na busca de uma melhor estrutura para o treinamento dos atletas e lá assumiu a coordenação dos projetos ligados ao BCR. Nesta mudança foi acompanhado por muitos dos atletas da DDD e que compuseram o time inicial do CETEFE LOBOS, como ficou conhecida esta equipe. Já no primeiro Campeonato, em Recife no ano de 1990 a equipe sagrou-se Campeã da Segunda Divisão, vencendo na final a equipe da ADEFISA, de Santos, por 61 a 23.  Com este resultado a equipe do CETEFE LOBOS subiu para a 1ª Divisão passando a participaram regularmente de todas as competições regionais, nacionais, bem como de muitos projetos para a divulgação do BCR na região do Centro Oeste. Destacando o projeto de realização de apresentações do BCR, em pequenas cidades, com a arrecadação de alimentos. Campos Belos/GO, Nova Betânia/GO, Arraias/TO foram algumas cidades onde a “Caravana da Solidariedade” passou. A equipe do CETEFE/LOBOS sagrou-se bicampeão brasileiro da 1ª Divisão nos anos de 95/96.

Quando morou em Manaus/AM em 1998, envolveu-se de forma voluntária em um projeto, o PROANDE, programa de extensão da Universidade do Amazonas, para a capacitação de professores bolsistas em atividades voltadas para alunos com deficiência. Neste programa atuou especificamente na qualificação de docentes na modalidade do Basquetebol em Cadeira de Rodas. No ano de 2001, quando retornou a Brasília, retomou seu trabalho com o BCR, atuando na Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Brasília – APNEB, assumindo a função de Coordenador e Técnico. A equipe da APNEB também ficou conhecida como “Os Lobos”, visto que na composição havia uma maioria dos atletas que fizera parte da equipe do CETEFE. Nesta Associação foram também inúmeras participações em competições Regionais, Nacionais, onde podemos destacar o título brasileiro da 2ª Divisão em 2003 e a 5º colocação no Brasileiro da 1ª Divisão, no mesmo ano.

Em 2002 participou da delegação Brasileira na Copa América, em Vitória/ES, quando da conquista da medalha de bronze, vencendo a Argentina, por 81 a 53. Este resultado classificou o Brasil para o Mundial no Japão. Compôs também a delegação Brasileira que foi ao mundial, por indicação do CPB, para ser o responsável pela execução financeira da delegação no Japão.

Em outubro 2004 organizou o 1º Fórum Distrital do Basquetebol em Cadeiras de Rodas, quando foram debatidas todas as ações que poderiam contribuir para o desenvolvimento do BCR no Distrito Federal. Uma das ações propostas foi o motivador da fundação da Federação de Basquetebol em Cadeira de Rodas em Fevereiro de 2005. Desde sua fundação a FBCDR-DF, realizou, sob sua presidência (dois mandatos de 4 anos) o Regional Centro-Oeste nos anos de 2006, 2007, 2009 e 2012. Em 2007 também foi realizado o Campeonato Brasileiro da III Divisão. Também foram realizadas as competições Distritais em 2006, 2007, 2011 e 2012. Outro evento de grande projeção foi realizado em 2007: “Feijoada com Pipoka”, evento cultural com o apoio do Pipoka, ex-atleta da Seleção Brasileira Masculina Basquete andante que na época era jogador do Universo/BRB/Brasília e que teve como grande objetivo incentivar a participação feminina no BCR, neste mesmo ano Pipoka palestrou aos atletas que estavam participando do Campeonato Brasileiro da III divisão.

Paralelo a muitos destes eventos esportivos foram realizados cursos de introdução aos conhecimentos do BCR, bem como clínicas oficiais de arbitragem e classificação funcional promovidos em parceria com a CBBC. O Professor Lincoln Fiuza participou também diretamente do processo da revisão de Estatutária da CBBC em 2006, bem como da revisão estatutária de 2010, por sempre acreditar na importância que a segurança jurídica de um Estatuto bem elaborado dá ao desenvolvimento da modalidade.

 A FBCR-DF realizou também vários eventos de divulgação do Basquete no Distrito Federal, e na região do entorno, promovendo o intercâmbio com cidades vizinhas do Estado de Goiás e Minas Gerais, que mesmo sendo municípios de outros estados, possuem grande ligação socioeconômicas com o DF. Houve também participações em feiras de acessibilidade, competições de Streetball, divulgação da modalidade em eventos comemorativos, como por exemplo, nos Aniversários de Brasília, quando foram montadas Arenas na Esplanada dos Ministérios para jogos de demonstração do BCR para grandes públicos.

O Professor Lincoln Fiuza participou diretamente da negociação junto ao Governo do Distrito Federal para a distribuição de cadeiras de rodas esportivas, de alta qualidade, conseguindo um total de 162 unidades, sendo que para o basquetebol foram distribuídas 96 unidades. Cadeiras de alumínio, da Alfatech, com rodas Spinergy. Este fato resultou diretamente na criação de uma nova equipe feminina, a equipe da PHOENIX, bem como também garantiu equipamento de alto desempenho para as demais equipes locais. Hoje temos uma equipe na 1ª Divisão, a Comissão Jovem de Planaltina. Temos mais uma equipe na 2ª Divisão, a equipe do ICEP Brasil, este ano a equipe da ADGE do GAMA, esteve na divisão de acesso. Temos também mais duas equipes femininas, uma da Comissão Jovem de Planaltina e outra a equipe da Phoenix de Taguatinga.

Este relato mostra um breve histórico do engajamento do Professor Lincoln Fiuza no Basquetebol em Cadeira de Rodas, que na maior parte do tempo, de forma voluntária, dedicou o seu profissionalismo para o desenvolvimento do BCR, muitas vezes, produzindo , ajustando e consertando cadeiras de rodas, desmontando e montando tabelas de basquete, organizando as cadeiras de rodas dentro de carros, ônibus, aviões nas mais diversas viagens para competições. Articulando para conseguir transporte aéreo para equipes do DF, para a Seleção da Região Centro-Oeste, para clubes de outras regiões, principalmente do Norte do País. Trocando informações e intercâmbio com as demais Federações para incentivar a organização das mesmas, por acreditar que a CBBC será muito mais forte quando suas Federações forem fortalecidas, com a oportunidade de desenvolvimento mais próximas dos clubes.

Em suma sua trajetória representa a batalha de muitos de nós, abnegados que lutam pelo desenvolvimento do BCR em nosso país. Uma luta que a maioria de nós enfrenta pela “Paixão pelo Basquetebol em Cadeira de Rodas”, e esta paixão é que leva hoje, o Professor Lincoln Fiuza, a se lançar a uma candidatura à Presidência da Confederação de Basquetebol em Cadeira de Rodas - CBBC.





Um comentário:

  1. Muito legal o que você tem feito. Boa sorte na realização dos seus desejos,compartilhe no Google+ par te dar uma forca.E todos saberem da sua candidatura.
    qualquer coisa voce me encontra no http://duasopcoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!